Guia IrlandaViagem

Guia da

Irlanda

Bastante acessível e receptiva aos estudantes estrangeiros, a Irlanda tem tradição educacional. Como alternativa à Inglaterra, tornou-se um dos destinos mais procurados para quem busca intercâmbio de qualidade. Não à toa, ela já foi eleita o país mais amigável do mundo, segundo ranking do famoso guia de viagem Lonely Planet.

O povo de cabelos ruivos esbanja simpatia e alegria. Quase metade da população é formada por jovens. Eles adoram cantar, dançar, contar piada. E cultivam o rito dos pubs, considerados o centro da vida social dos irlandeses. É de lá que vem a famosa cerveja preta Guinness.

Além do gaélico (idioma local), todos os moradores falam o inglês, embora com um sotaque diferente. Mas a comunicação flui fácil. Os esportes são outra paixão nacional e rendem assunto para um bom bate-papo: ciclismo, golfe, hipismo, hóquei e até futebol gaélico. Já ouviu falar?

A terra mágica da antiga cultura celta – repleta de mitos, lendas e da famosa festa de São Patrício –, é a terceira maior (e talvez a mais charmosa) ilha da Europa. As paisagens de belos campos e chalés rústicos se harmonizam com a vida agitada das grandes cidades, como a capital Dublin .

Cheia de história e diversão, a Irlanda também se popularizou como o país dos sábios. Isso porque foi o berço de grandes escritores – James Joyce e Oscar Wilde são alguns exemplos – e de expoentes da música pop mundial, como U2, Van Morrison, Sinead O'Connor e The Cranberries. Vale a pena conferir de perto toda a riqueza natural, material e intelectual desta ilha verde. A Irlanda é uma ilha situada ao oeste do Reino Unido.

O país tem uma história que é um atrativo por si só – Uma nação que durante muito tempo foi dominada pela coroa inglesa. Possui natureza rica em paisagens verdes, com grande extensão de lagos, pântanos, campos, montanhas e exuberantes pastos. Pouco mais de 30% da população é formada por jovens de até 25 anos de idade, o que torna a Irlanda um lugar dinâmico e vibrante. Os irlandeses são um povo espontâneo, alegre, hospitaleiro e que adora música.

O país tornou-se destaque entre os destinos mais atraentes para imigrantes estrangeiros, que hoje já são cerca de 10% da população. Fazer intercâmbio na Irlanda tem sido um dos principais motivos destes imigrantes. O país oferece excelentes condições para quem busca um bom curso de inglês e outros cursos de pós-graduação e especialização. A diversidade de escolhas educacionais é grande, a cultura é única e as oportunidades são imensas em qualquer época do ano.

A Ws Intercâmbio estará de braços abertos
esperando por você na Irlanda.!!

Que tal conhecer um pouquinho
mais da cultura irlandesa?

Leia nesse artigo, algumas das principais características e diferenças que fazem da Irlanda um país singular e excelente para se viver.


  • Os irlandeses são alegres. Apesar de menos emotivos e passionais que os brasileiros, o povo irlandês é muito receptivo, simpático e educados. A simpatia do irlandês é conhecida mundialmente, destacando a Irlanda como um dos países mais simpáticos e acolhedores do norte europeu. É impossível não se sentir acolhida na Irlanda.
  • A educação do irlandês é exemplar! Ao caminhar pelas ruas, é comum ouvir, incontáveis vezes, a palavra “sorry“. Isso significa que tem alguém se desculpando por cruzar o seu caminho (mesmo que não esteja atrapalhando em nada) ou pedindo licença para passar (mesmo quando poderia passar sem esbarrar). Ninguém empurra ninguém e quase ninguém fura filas. Se você esquecer alguma coisa em algum lugar, provavelmente não a perderá, as pessoas não costumam pegar o que não lhes pertence, mesmo quando, aparentemente, não exista um dono. Parece que existe um certo acordo oculto de respeito mútuo e colaboração entre as pessoas.
  • Os Irlandeses confiam na sua palavra. Na Irlanda, a palavra substitui a identidade e o comprovante de residência para a realização de cadastros; seja para comprar um chip telefônico, seja para registrar uma ocorrência policial ou para ir a uma consulta médica. Não há necessidade de apresentar documento de identificação e cadastros costumam ser bem simples. Bem diferente do modo que as coisas funcionam no Brasil.
  • As pessoas não ligam para as diferenças. Assim como acontece na maioria do países da Europa, na Irlanda, ninguém se impressiona ou se importa com as diferenças. Se você vestir uma calça laranja, com uma blusa verde limão, um sapato rosa choque e um chapéu de cowboy amarelo, a maioria das pessoas não vai nem perceber a sua presença. Simplesmente por que elas não ligam, não julgam e estão acostumadas com o que é diferente.
  • Os irlandeses não supervalorizam a aparência física. Na Irlanda, não se prega o estereótipo do corpo extremamente magro ou musculoso (para os homens) e do sorriso perfeito – aquele sorriso branco, com dentes perfeitamente alinhados é algo raro de se ver. A maioria das pessoas tem corpo mediano, bebe muito, não frequenta a academia, e não se importa com isso. O sorriso perfeito também não é algo almejado pela maior partes dos irlandeses. São raras as pessoas que usam aparelho ortodôntico e percebe-se também, que são raras as pessoas que vão ao dentista regularmente. Eles, simplesmente não se importam e não dão tanto valor a estes atributos. Creio que o fator estético é muito influenciado pelo clima frio, mas não é só isso.
  • A influência e os apelos do marketing são muito mais brandos do que o que estamos acostumados no Brasil. Além disso, o Brasil segue os mesmos padrões estabelecidos pela cultura americana, que é extremamente consumista e marqueteira. Mas isso é outro assunto, a questão é que lá é diferente. Natal, por exemplo, é época de estar com a família, de celebrar e ser feliz.Não é época de comprar presentes e gastar o que não se tem. A cidade fica impecavelmente enfeitada e o apelo comercial é quase inexistente. Páscoa, nem se fala. Páscoa é época de celebrar a paz, o amor e de ir à missa. Não existe túnel de ovos de chocolate nos supermercados. Os Irlandeses são muito religiosos e levam essas datas muito a sério.
  • No supermercado, também é diferente. Os supermercados são, em sua maioria, pequenos, sem empacotador e se você não levar a sua sacola, terá que pagar por uma. No início estranhei e achei que não sabiam prestar um bom serviços, mas logo me dei conta o quão certo eles estão. Isto é, nada mais, nada menos, que respeito ao meio ambiente e uma forma de educar as pessoas. Assim, todo mundo tem suas próprias sacolas de supermercado, evitando o desperdício e a produção de lixo desnecessária. Agora se você não tiver, terá que pagar em mádia 0.35 centavos de euro, o equivalente a aproximadamente R$1,00 cada. Então, lembre-se de sempre levar a sua quando for às compras.
  • Prepare-se para pagar pelo lixo produzido. Evite comprar produtos embalados em excesso, pois na Irlanda paga-se pelo lixo produzido. O sistema de coleta recolhe apenas os sacos de lixo que vem com etiqueta identificadora. Essa etiqueta deve ser adquirida nos correios e custa 3.5 euros. É caro produzir lixo na Irlanda. E não tente bancar o esperto e largar o lixo na rua sem etiqueta, pois o serviço de coleta irá investigar, abrir o lixo e caso descubram a procedência, o responsável receberá uma multa no valor de 100 euros. Em alguns casos a taxa do lixo está incluída no aluguel e não é necessário comprar a etiqueta. Mas se não for o seu caso, uma opção para economizar é entrar em contato com empresas de coleta seletiva que disponibilizam sacos especiais para o lixo reciclável. Neste caso, não é necessário pagar pelo lixo, mas deve-se respeitar as regras estabelecidas pela coleta.
  • Os irlandeses amam seus pubs, bares e cerveja. Pubs podem ser encontrados até nos mais remotos lugares, como no meio de uma montanha por exemplo. Não importa onde você esteja, sempre haverá um pub por perto e pessoas dentro dele. Acredito que o clima frio e chuvoso contribui para a vida boêmia na cidade. Ao menos, para a minha contribuiu. Considerando que o inverno é longo e rigoroso, são poucos os dias em que é possível ir a um parque e aproveitar a vida ao ar livre. O que restam são os cafés,bares, pubs e restaurantes. São nesses lugares que as pessoas se encontram, confraternizam e se divertem. Lembre-se apenas que a maioria dos bares e pubs fecha cedo, entre 1:00 e 3:00 da manhã. O que faz com que encham cedo também. O ideal é chegar cedo para poder aproveitar.
  • Não é permitido comprar bebidas alcoólicas nos supermercados e lojas de conveniência, após as 22:00. Apenas bares e pubs estão autorizados a vender bebidas após esse horário. Também não é permitido consumir bebidas alcoólicas na rua. Caso você faça, corre o risco de ir preso. Provavelmente não irá, mas a polícia irá colocar toda a sua bebida fora e pedir para que você não beba mais. Nos bares, a medida que as horas vão passando, o valor das bebidas vai aumentando. Não são todos os lugares que têm essa prática, mas é uma prática normal. Então, antes de achar que está sendo roubado, pergunte.
  • Na Irlanda, assim como na Inglaterra, a Garda, polícia irlandesa não usa arma de fogo. Isso faz com que o país mantenha-se protegido contra o tráfico de armas. A regra é simples: policiais não usam armas + armas clandestinas não entram no país = quase inexistência de assalto à mão armada. Casos de assassinato são raríssimos e bancos não possuem porta detectora de metais e muito menos toda aquela chatice de abrir bolsa, esvaziar bolsos, tirar cinto, o casaco e ainda ser “apitado” de novo.

Sobre a WS Intercâmbio

A WS Intercâmbio A Worldwide Student é uma empresa de Intercâmbio, com sede em Naas, Irlanda e atuação ao longo de todo o país. Presente no mercado Irlandês... Saiba Mais

Fale Conosco

End.: WS Intercambio na Irlanda End: 15 The Park, Pipers Hill. Naas / Co. Kildare

+353 87 186 3287

info@wsintercambio.com.br

© 2022 WS Intercâmbio - Worldwide Student. Todos os direitos reservados. Por Anderdesign

Olá, aqui na Central de Atendimento você pode tirar suas dúvidas, reclamações ou fazer orçamentos.

Atendimento WhatsApp
Close and go back to page